spacer
spacer busca
.: Chupar fronha é meio de vida de muita gente :.
(Mário Firmino)
busca
Rapidinha
Tem louco que rasga dinheiro. Tem louco que come merda. Eu não conheço nenhum que lambe tomada.

Cabeçalho
Início
Textos e Afins
Contato
Procurar
Receitas
Outros Sites
Humor
Temperos
os dez mais lidos
Lisa: O viajante viaja mais rápido, quando viaja sózinho. (CE)
 
Início arrow Textos e Afins arrow Os 36 Estratagemas arrow Estratagemas - Introdução

Estratagemas - Introdução PDF Imprimir E-mail
Avaliação do Usuário: / 4
PiorMelhor 
Por Administrador   
02/06/2005
Os estratagemas chineses foram escritos a mais de 5 mil anos por generais, comerciantes e mentes privilegiadas, antes e durante guerras e intrigas das cortes chinesas que levaram a China à sua unificação. Hoje permeiam sua cultura popular  e seu hábitos.
Até hoje eles são inestimáveis ferramentas para amplificar nossos potenciais e consequentes resultados. Os estratagemas nasceram sob a égide da guerra e da desavença, mas podem ser empregados para benefício pessoal, proffissional ou nos negócios, para atingir objetivos ou vencer obstáculos.
Eu gostaria, sem muita pretensão, de aborda-los com um pouco mais de detalhes e com alguns exemplos. Assim convido, quem se interessar, a mandar para mim emails sobre o assunto.
Falarei primeiro da palavra em si e de sua confusão com estratégia e em seguida da estrura ou organização geral dos estratagemas e nos próximos textos abordarei cada tema com mais detalhe.

Bom divertimento!

Estratégia ou Estratagema?
A etimologia das palavras mostra como elas, tendo nascidas juntas, se separam e se aproximam com o passar dos tempos e sob a influência cultural de onde são utilizadas, mas basicamente tem forte ligação com guerras e guerreiros.
Segundo www.etymonline.com, a palavra base vem do grego, é estratégia (escritório ou comando de um general), definida em 1810 como a "Arte de um General", que por sua vez vem de strategos (general).
Por outro lado, estratagema, definido em 1489 como "Truque, Artifício", também vem do grego strategema (ato de um general) e strategein (ser general, comando), tendo tambem referências em italiano antigo stratagemma e latim strategema significando "artifício, estratagema" em ambas.
Segundo www.yourdictionary.com, as palavras eram as mesmas mas os Dóricos, usando seu dialeto, alteraram a palavra estratégia dos Atenienses para estratagema. Também cita que estratégia é algo muito planejado e elaborado, podendo conter em seu bojo inúmeros estratagemas para cumprir as metas que compõem um estratégia.
O dicionário Aurélio, por sua vez, define estratagema como: 1. ardil empregado para burlar o inimigo; 2. astúcia, artifício, sutileza, estratégia; 3. logro astucioso, engano, embuste.
Tudo que foi dito acima está relacionado à cultura ocidental, agora na cultura chinesa, estratégia ou estratagema é representado pelo mesmo ideograma Zhi (ji), que também significa ardil ou engodo. Ele figura no mais antigo tratado de teoria militar, "A Arte da Guerra" de Sun Tzu, um contemporâneo de Confúcio. É sobre estratégia também uma série de edições, publicadas na China, em Hong Kong e em Taiwan, do livro "Os 36 Estratagemas", que se acredita ser de 1700 a.C., aproximadamente. Em chinês, aliás, o mesmo ideograma Zhi (ji) também significa "sabedoria".
Usado ao longo dos tempos por estrategistas militares, comerciantes e filósofos, esse tratado, contendo apenas 138 ideogramas chineses, tem se mostrado muito eficiente quando aplicado ao mundo dos negócios, mas pode ser de grande valia no desenvolvimento da carreira ou na vida pessoal.
Sem querer acender polêmicas, cada leitor que tire suas próprias conclusões.

Os Estratagemas Chineses

Ao todo são 36 e estão reunidos em seis grande temas, cada um com seis estratagemas que oferecem mecanismos relacionados com a categoria a qual pertencem. Veja abaixo.
  1. Estratagemas Quando em  Domínio da Superioridade
    Estes estratagemas são os mais diretos e fáceis de se perceber. Para atingir o sucesso devemos estar inicialmente em uma posição de  maior força, mas mesmo assim podemos fracassar. Temos que ter à mão todos os recursos para aliciar outros elementos, tempo e meios para relaxar enquanto aguardamos os movimentos do inimigo, além de capacidade de dissimulação para velar a verdadeira direção do ataque.
  2. Estratagemas Quando em Confronto
    Os dois adversários têm forças similares. Desiquilibrar a situação a  nosso favor requer mais ardis e maior complexidade. Estes estratagemas baseiam-se no sigilo e na astúcia, fazendo basicamente com que o inimigo nos subestime. Ataques surpresa pela  retaguarda, infiltração e aproveitamento dos pontos fracos do oponente são algumas das ações associadas a este grupo de estratagemas.
  3. Estratagemas Quando em Ataque
    Nestes estratemas, explica-se como minimizar o desgaste que se sofre no ataque, já que é a fase mas exposta do combate e que maior número de  baixas produz.
  4. Estratagemas Quando em Situação de Confusão
    Nesta situação, as circunstâncias e o ambiente são caóticos e confusos. Temos que compartilhar uma série de interesses e relações.
    Certas alianças com interesses em curto prazo podem fazer transigir com um inimigo e romper pactos com aliados. Empregamos então táticas de abertura de negociação e ofertas de paz, intermeadas por ameaças, manipulação de terceiros e conspirações para destruir eventuais alianças entre oponentes.
  5. Estratagemas Quando se quer Ganhar Terreno
    O objetivo é conseguir de qualquer maneira, aquilo que outros controlam. Para atingí-lo, usamos táticas de substituição, de  diversão, falsificação e armadilha.
  6. Estratagemas Quando em Situação de Desespero
    Estes estratagemas devem ser usados quando nos encontramos em situação de grande debilidade e fraqueza. Podem ser nossa última cartada em caso de emergência. Eles sugerem golpes baixos, defender-se com palhaçadas, usando inclusive a autodestruição.
    Se tudo que tentarmos falhar, sempre podemos tentar uma última cartada: retirar-se.
Breve escreverei mais sobre os estratgemas, listando-os e citando exemplos.


< Anterior   Próximo >
spacer

Conheça o QuemPasseia

Cadastre e Compartilhe suas receitas
Nós temos 21 visitantes online

Copyright © 2005 DeFirmo.
Criado com Mambo
em português.

spacer